Biolokos

Em Outubro de 2001 um grupo de "crianças" do secundário foi praxado na FCUL. Em Janeiro de 2005 surge o Blogspot desta geração de Biólogos que, certamente, conquistará o mundo. Este é o nosso diário.

agosto 04, 2005

Incêndios




Fiquei na cama até tarde, com uma indisposição geral que não conseguia explicar...A luz amarela que invadia o meu quarto dava a sensação de estar num mundo que não era o meu. A claraboia do tecto, que geralmente coloria de branco as paredes era laranja... Toda a casa era quente!Olhei para fora... as casas eram todas amarelas, o chão era amarelo...e o céu... deixou de ser azul... Este cenário fez-me lembrar o filme do Extreminador Implacável! Devem-se certamente recordar da cena em que o mundo belo, com crianças a brincar no parque é destruído... enfim, o dia de hoje trouxe-me essa cena da memória, que derepente me pareceu real. Talvez aqui estaria a razão da minha indisposição! Saí de casa para ter a noção do que se passava... Senti na pele um calor sufocante e no ar o cheiro a queimado...a pinheiro queimado... O sol estava rodeado por uma mescla de névoa de cinza que pinta o céu de laranja. Noutra situação esta poderia ser uma imagem bastante interessante e bela mas sabendo as razões que a fazem assim a sua beleza é fugaz! Até agora o sol continua vermelho...nunca o vi assim a não ser no pôr do sol. O mar azul escuro distingue-se de forma inquietante da atmosfera de cor quente... digo-vos que é assustador.
Após esta visão semi-filosófica das coisas...
Este cenário é resultado do incêndio que tem consumido estes 3 últimos dias a mata de Ovar. Pra quem conhece, é uma zona de grande interesse imobiliário mas também de grande importância para o ecossistema desta região. Hoje estou tremendamente triste e revoltada com esta situação que se vem a repetir ao longo dos anos... No ano passado foi o Algarve a região destruída pelo fogo e como agora para lá já estava tudo queimado decidiram acabar com o pouco verde que resta neste país (só falta o SCP!)! Mas o melhor disto tudo é que no ano passado os políticos que curiosamente agora estão no Governo soltaram críticas e ataques ao Durão Barroso e Santana Lopes acerca da tragédia que estava a assolar o país...O presidente Sampaio não se calou um dia... E AGORA? Quem reclama?Quem acusa?Quem responsabiliza? Ninguém tem coragem de assumir o rumo deste país como deve de ser! Quem me conhece bem sabe que não me costumo manifestar politicamente, não por não gostar de política, mas por gostar demais... por isso este post é uma excepção!
Agora, questiono-me e questiono-vos acerca do nosso papel enquanto biólogos, cidadãos e seres humanos no meio disto tudo. Agora que o canudo já está na mão, a cabeça enche-se com projectos, planos para encontrar forma de solucionar vários dos problemas da humanidade...enfim, tentar fazer algo de útil por esta humanidade e sociedade, pergunto-me para quê? Para algum doido a quem lhe pagam meia dúzia de euros deitar fogo a uma mata para que outros possam colocar mais betão?Para quê tentar descobrir coisas que nos ajudem a viver melhor se por outro lado destruímos o melhor que temos? Para quê andamos a estudar para proteger o homem quando ele só destrói a si mesmo e aos outros organismos?
Espero que um dia tenhamos a oportunidade de olhar para trás e dizer "Valeu a pena!"
As fotos foram tiradas as 17h, desculpem a má qualidade mas a web cam era o que estava mais rapidamente acessível!Mas infelizmente a cor é real!

4 Comments:

At 7:16 da tarde, Blogger Vanessa Carlos said...

Não consigo anexar as fotos que tirei, não percebo porquê!Se alguém me quiser ajudar...Obrigada!

 
At 2:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje o céu já não está vermelho mas sim cinzento da cinza que cobre o ar...parece nevoeiro mas quando chegamos à rua o calor é insuportável!
Continuaremos de braços cruzados a assitir a esta situação?

 
At 2:33 da tarde, Blogger Vanessa Carlos said...

o comentário anterior é meu...

 
At 2:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Em seguimento do que li,não posso deixar de expressar a minha indignação com o que se está a passar neste país. O que a Vanessa escreveu foi mais ou menos o que eu também sentí. Ao vir do trabalho, não pude deixar de me fixar naquela laranja no céu, ignorando qualquer poio que houvesse no chão (Sim, porque aqui no Porto caminhar sem olhar para o chão é condição para se levar um presente para casa!). Estava um ambiente de morte! Ao ver as notícias não pude deixar de chorar... Chorar pelas pessoas que perderam tudo e chorar por todos nós e pelos animais, e pelas florestas... Só de pensar que já quase não temos espaços verdes onde possamos relaxar, estar com a família, respirar ar puro!... Que bons os tempos em que fui para a Serra da Lousã e nadei nas piscinas naturais e percorri aqueles caminhos pedestres... tão cedo não vou poder voltar a fazê-lo...ardeu tudo...
E o ANORMAL do nosso Primeiro Ministro lá se lembra de ir fazer um safari para o Quénia!
Arre!

 

Enviar um comentário

<< Home