Biolokos

Em Outubro de 2001 um grupo de "crianças" do secundário foi praxado na FCUL. Em Janeiro de 2005 surge o Blogspot desta geração de Biólogos que, certamente, conquistará o mundo. Este é o nosso diário.

agosto 09, 2005

Prémio Literário Fernando Catarino

Haveria iniciativa mais ajustada a este nosso blog?

Como é o mundo dos biólogos? Como é que a nossa vida se transforma assim que começamos a estudar estes mistérios fascinantes da vida, quando os ensinamos, quando os investigamos, quando fundamentamos nele o nosso mercado de trabalho? Há um pano de fundo especial, que nos alerta para o que os outros não vêm, e nos deslumbra com o que os outros não sentem, que vem estritamente da forma como a nossa aprendizagem, e depois a nossa vivência profissional, modelaram os nossos sentidos. Para a retransmissão desse mundo àqueles que não o conhecem, o melhor que podemos fazer é contar histórias. As nossas histórias, por pessoais ou ficcionais que sejam, estão sempre cheias de imagens de grandes savanas, noites à beira de lagoas, redes de morcegos, grutas, células, neurotransmissores, ultracentrifugadoras, ovos e espermatozoides de ouriço do mar, isso tudo que nos molda os dias. E seria bonito que os que não escolheram a nossa vida pudessem gozar-se, também, de todas estas visões especiais que o nosso caminho especial nos dá. É por isso que, com a direcção, coordenação e selecção de Clara Pinto Correia e a direcção editorial da Oficina do Livro, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias vai instaurar o Prémio Literário Fernando Catarino, procedendo à abertura nacional de aceitação de contos escritos por biólogos, com vista à publicação em livro da antologia Sinais de vida: contos de biólogos, pela editora Oficina do Livro.

PRÉMIO LITERÁRIO FERNANDO CATARINO

REGULAMENTO
1 – O Prémio Literário Fernando Catarino destina-se a divulgar o mundo da Biologia através da ficção e aceita originais de todos os que forem professores, alunos ou licenciados de Biologia
.
2 – A única obrigatoriedade do conteúdo dos contos a enviar é a referência a actividades de investigação em Biologia, ou utilização de dados referentes à área.

3 – Devem ser submetidos a concurso oito cópias do original, obrigatoriamente escritas em língua portuguesa.

4 – Os originais não podem exceder os 30.000 (trinta mil) caracteres, incluindo espaços.

5 – O prazo de entrega dos originais a concurso termina a 31 de Dezembro de 2005, devendo a entrega ser feita em mão ou pelos CTT, com verificação da data de carimbo, para o seguinte destino:
Marcelo Teixeira
Oficina do Livro
Rua Bento de Jesus Caraça,
171495-686,
Cruz Quebrada, Portugal.

6 –A acusação de recepção dos originais será feita por recibo emitido pela Oficina do Livro.

7 – A selecção preliminar dos 20 (vinte) melhores contos submetidos a concurso será efectuada por Clara Pinto Correia (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) e por um elemento a designar pela Oficina do Livro.

8 – O júri do Prémio Literário Fernando Catarino procederá à classificação de qualidade dos contos seleccionados numa escala de 0 a 5, resultando desta votação a escolha dos 10 (dez) contos que integrarão definitivamente a Antologia.

9 – O júri do prémio será constituído pelos seguintes elementos:Mia Couto – presidenteLuísa Costa GomesTereza CoelhoClara Pinto CorreiaUm elemento a designar pela Oficina do Livro

10 – A Antologia não será publicada se o júri deliberar que não foi possível reunir 10 (dez) contos com suficiente qualidade para a integrarem.

11 – À data da 1ª edição, cada um dos vencedores receberá 10 (dez) exemplares da Antologia como prémio.

12 – A abertura do concurso será publicitada por conferência de imprensa a realizar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, bem como por anúncios na Comunicação Social.

13 – O anúncio dos vencedores terá lugar em Junho de 2006, através de conferência de imprensa a efectuar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e por carta dirigida pela Oficina do Livro a cada um dos premiados.

14 – A Oficina do Livro assegura todos os custos de produção e distribuição do livro.

http://boletim.ulusofona.pt/detallhe.asp?idNoticia=129