Biolokos

Em Outubro de 2001 um grupo de "crianças" do secundário foi praxado na FCUL. Em Janeiro de 2005 surge o Blogspot desta geração de Biólogos que, certamente, conquistará o mundo. Este é o nosso diário.

janeiro 18, 2006

Lost in Translation

Eu sempre gostei da lingua inglesa. Há quem diga que não goste porque que é simples demais, e que o frânces e o alemão é que são grandes linguas porque têm muitos acentos e só os iluminados pelo luz divina é que as conseguem falar. Para mim o inglês é uma obra de engenharia - sem acentos e sem grandes complicações verbais consegue ser falado por meio mundo e entendido pela outra metade. Um mimo!

No entanto, há uma terceira metade (!) no mundo que não fala inglês lá muito bem. A minha colega Jieqing Zhang veio dessa metade. Quando veio para o Reino Unido há quase um ano sabia modestamente ler inglês mas tinha grandes dificuldades em comunicar. Eu que o diga, que fiquei quase 5 minutos para perceber que "bilthday" era na verdade "birthday". Com algum esforço lá conseguimos fazer passar as ideias mais básicas.
Mas a minha amiga oriunda do regime comunista mais capitalista do mundo não está sozinha nesta cruzada pela comunicação. Reparei que ela usava várias vezes uma espécie de agenda electrónica (daquelas que fazem "pip pip pip pip" por tudo e por nada). Um dia perguntei o que era aquela maquineta. "It's a tlanslator". Um tradutor, hã? Como quem não quer a coisa joguei o olho à palavra que estava a ser traduzida no momento. Era a palavra "extradition".

Nem quero imaginar o que se terá passado...

2 Comments:

At 9:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sem duvida nenhuma os chineses japoneses e afins sao os maiores a falar ingles.

A minha senhoria é xinesa, o meu alemao vcs podem imaginar, as nossas conversas, e pedidos e coisas normais inkilinos-senhorio, só mm se os monty python as retratassem...

ah e diz-se aki pela germania q o firmino tá com um atake de hemorraidal tao violento q o max nem consegue dormir de preocupacao

 
At 9:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Caiado é gay

 

Enviar um comentário

<< Home